ApresentaçãoProjetos SociaisProjeto SoberboSerra do CipóApoioContato
Apresentação
ConselhoPalavra do Superintendente
 

Fundação Comunitária Rio Cipó
Associação Comunitária João Nogueira Duarte


A Fundação Comunitária Rio Cipó, criada pela Associação Comunitária João Nogueira Duarte, é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem por missão promover o desenvolvimento econômico e social autosustentável da região da Serra do Cipó, com absoluto respeito à natureza e à biodiversidade.
Com sede no distrito Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, Minas Gerais, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, a Fundação Comunitária Rio Cipó desenvolve inúmeros projetos de cunho social, com ênfase no apoio às comunidades mais carentes.
Atualmente, a Fundação destina a população local os programas de Saúde da Família e Saúde Bucal, desenvolvidos através de serviço voluntário de profissionais médicos e dentistas. Incrementa também projetos profissionalizantes, como a Marcenaria escola e a Padaria escola (em parceria com a Fundação São João Bosco para a Infância), ambos destinados à geração de renda e profissionalização para a população em geral. Em fase experimental está a Rádio Comunitária Cipó FM, que também tem importante papel na conscientização ecológica e formação de mão-de-obra especializada, além de ser um importante veículo de integração social.
Instalada num prédio com aproximadamente 800 metros quadrados de área construída em terreno de 5 mil metros quadrados e sede própria, a Fundação Comunitária Rio Cipó exerce hoje forte influência junto à comunidade.
Um dos programas mais importantes desenvolvidos na Serra do Cipó garante o abastecimento de água para toda a população local. Centenas de famílias residentes no distrito beneficiam-se do programa de saneamento básico desenvolvido pela Associação Comunitária João Nogueira Duarte, instituição que deu origem à Fundação Comunitária Rio Cipó.